Com público recorde, 32º Congresso & ExpoFenabrave se consolida como maior evento da Distribuição de Veículos na América Latina e 2º no mundo no setor
Foram 7.405 participantes e 200 marcas durante os dias 21 e 22 de agosto, ocupando 25 mil m2 dos Pavilhões 1 e 2 do São Paulo Expo. Sem dúvida, o 32º Congresso & ExpoFenabrave movimentou São Paulo. O evento, que representa o Setor da Distribuição de Veículos no Brasil, contou com autoridades políticas estaduais e municipais, entre outras federais e ligadas a entidades coligadas ao setor, além de empresários e executivos do setor. Gabriel Galípolo, Diretor de Política Monetária do Banco Central, já indicado para presidir o BACEN, pelo Presidente Lula, foi um dos 6 palestrantes de destaque.
São Paulo, 29 de agosto de 2024 – Com a presença do Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Prefeito da capital, Ricardo Nunes, de autoridades federais, entidades congêneres e executivos do setor automotivo, o 32º Congresso & ExpoFenabrave ocorreu entre os dias 20 e 22 de agosto e se confirmou como o maior da América Latina e o segundo maior do mundo em seu segmento.
“O evento ocupou 25 mil metros quadrados do São Paulo Expo, levando informação relevante e atual aos participantes. Também foi uma ótima oportunidade de os Concessionários conhecerem novos fornecedores de produtos e serviços”, afirmou Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.
Segundo ele, no dia 20, a programação foi destinada às reuniões internas, tanto as internacionais, realizadas com a ALADDA e International Round Table, com a participação de todos os membros da América Latina, Europa e Estados Unidos, reunindo entidades da ALADDA, como AAP / Peru, ACARA / Argentina, AEADE / Ecuador, AIDVA / Guatemala, AIVEMA / Costa Rica, AMDA / México, CADAM / Paraguay, Cámara Automotor Boliviana / Bolívia, CAVEM / Chile, NADA / EUA, além da OYDER-AUTOMOTIVE/TURQUIA, ACAP – PORTUGAL e FEDERAUTO – Federazione Italiana / ITÁLIA. Ao todo, contamos com 14 entidades, de 13 países, que formaram as delegações estrangeiras, com 39 participantes.
Também tivemos reuniões com entidades nacionais, incluindo a promovida pela FENACODIV entre os Regionais e SINCODIV´s, assim como entre as Associações de Marcas, suas redes de Concessionárias e executivos de montadoras, que utilizaram o mezanino do São Paulo Expo, antecedendo à Avant Première, que recebeu a todos no início da noite.
Na área educacional, a Universidade FENABRAVE, em parceria com a
FGV IN COMPANY e com a Academia CEO, lançou, neste dia, o MBA Executivo de Gestão para Concessionários, visando a formação dos gestores do futuro.
Com público recorde de 7.405 participantes, o evento cresce a cada ano, como destacou Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE/FENACODIV em seu pronunciamento de abertura. Segundo ele, por sua capilaridade, os Concessionários de Veículos, que somam mais de 7,8 mil e estão presentes em mais de 1,1 mil municípios, têm muita força para mover o Brasil e podem, ao lado da FENABRAVE, realizar programas que atendem a uma camada da população diferenciada.
“Considerando o crescente envelhecimento da frota circulante no Brasil, e no intuito de antever cenários e realizar um diagnóstico que possa embasar um programa veicular abrangente e permanente, a FENABRAVE promoveu, em Brasília, a Oficina Mobilidade e a Frota Brasileira – Descarbonização, Modernização e Desenvolvimento. Nosso evento deu origem a um relatório (distribuído a todos do evento) que é um verdadeiro diagnóstico, elaborado por 27 entes participantes, entre os quais 9 ministérios, especialistas do poder público, além de acadêmicos e entidades do setor. Juntos, discutimos alternativas de programas que visam a redução da faixa etária da frota circulante em nosso País, hoje com uma média de quase 19 anos, se considerarmos apenas os automóveis. Nosso intuito é retirar, de circulação, os chamados veículos em fim de linha, promovendo escala por meio do aumento das vendas de veículos novos; estimulando a troca de veículos usados por seminovos, e, consequentemente, reduzindo o número
de mortes e acidentes, além de acelerar o processo de descarbonização no Brasil. Vale lembrar que, enquanto nos Estados Unidos existem 6 mil recicladoras, no Brasil, temos apenas 60. Acredito que isso passe, necessariamente, pela inspeção veicular, nas concessionárias,
e pela reciclagem de veículos, que devem ser estimuladas em nosso País”, declarou Andreta Jr., mencionando que o ano de 2024, embora tenha perspectivas de um aumento acumulado de mais de 16%, ainda estará mais de 30% abaixo dos melhores anos, para a maior parte dos segmentos automotivos, razão pela qual é necessário que todos os setores da cadeia automotiva se mobilizem para que a retomada do mercado aconteça e para que o Concessionário possa ter maior escala e o retorno sobre seu investimento.
O Vice-Presidente da República e Ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, que não pôde estar presente à Cerimônia de Abertura do evento, gravou em vídeo sua mensagem: “Este é um setor responsável pela geração de 315 mil empregos diretos e por quase 6% do PIB do Brasil. A FENABRAVE representa um segmento de extrema importância para nossa economia e é considerado uma das prioridades da nossa política industrial.”
O Prefeito da Capital Paulista, Ricardo Nunes, comentou sobre os programas de mobilidade que vêm sendo desenvolvidos e sobre a importância das Concessionárias para o desenvolvimento da cidade de São Paulo. “A FENABRAVE cuida do cliente, do meio ambiente e realiza muitas ações em relação à mobilidade. Este é um setor que, somente em São Paulo, gera 90 mil empregos. E nós temos feito nossa parte pela geração de trabalho e renda, para movimentar o mercado de automóveis. Desejo muito sucesso a todos vocês, para que continuem a promover o desenvolvimento econômico do país”.
O Governador do estado, Tarcísio de Freitas, encerrou a Cerimônia elogiando o trabalho que vem sendo realizado pela FENABRAVE na gestão de Andreta Jr. “Inicio cumprimentando o Presidente da FENABRAVE, Andreta Jr., porque ele está sempre pensando nas respostas que o setor automotivo tem a oferecer. Cumprimento também a vocês, concessionários, que estão na ponta da linha, acompanhando um consumidor cada vez mais preocupado com a sustentabilidade. O setor privado está firme, pujante e é por isso que iremos longe. Mas, podemos ir mais longe. Podemos nos tornar referência em mais coisas”, concluiu, dizendo que, além do RENAVE de USADOS, que trouxe mais segurança jurídica e transparência nas transações de veículos, tanto entre empresas quanto Pessoas Físicas, talvez o estado possa rever a alíquota de ICMS, para fomentar mais negócios.
Além das autoridades mencionadas acima, participaram da Cerimônia de Abertura:
1. O Deputado Federal, Arnaldo Jardim, Presidente da Comissão Especial de Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde da Câmara dos Deputados;
2. O Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, Guilherme Campos;
3. O Presidente da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Ricardo Capelli;
4. O Secretário de Projetos Estratégicos do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos;
5. O Secretário da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fábio Prieto;
6. A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Cidade de São Paulo, Eunice Prudente;
7. A Diretora do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta-Média Complexidade Tecnológica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Margarete Gandini, responsável pelos Programas Federais Rota 2030, Inovar Auto e Programa MOVER;
8. O Diretor do Departamento de Infraestrutura da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, André Almeida Morais;
9. Martin Bresciani, Presidente da ALADDA, Associação Latino-Americana de Distribuidores de Automotores;
10. O Presidente do Sindipeças e neste ato também representando a FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Cláudio Sahad;
11. O Presidente da ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Márcio de Lima Leite;
12. E o Presidente da ANEF – Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras, Paulo Henrique Lage Noman.
Após a Solenidade, foi aberta, oficialmente, a ExpoFenabrave, e as autoridades visitaram os pavilhões e interagiram com expositores e patrocinadores do evento.
Palestras e Arenas Talks
A programação das 6 superpalestras teve a curadoria de Antonio Maciel Neto, ex-CEO da Ford e da CAOA, e as 4 Arenas Talks, distribuídas no espaço da ExpoFenabrave, tiveram conteúdo diversificado, sendo a Arena 4 – Institucional FENABRAVE, e que trouxe novidades, como o Espaço Mulher, além da participação do Presidente da NADA- National Automobile Dealers Association, Gary Gilchrist, que falou sobre a realidade estadunidense dos veículos eletrificados.
Antes de sua palestra, Gabriel Galípolo posou para fotos ao lado do Presidente Andreta Jr., da Diretoria Executiva da FENABRAVE/ FENACODIV, além de consultores e amigos das entidades.
No palco principal, uma das palestras mais comentadas foi a de Gabriel Galípolo, Diretor de Política Monetária do Banco Central, já indicado pelo Presidente Lula para ser o novo Presidente do BACEN, no lugar de Campos Neto, e que trouxe o tema “Tendências da Economia”. Em sua fala, que agitou o mercado de ações, Galípolo negou que exista um “guidance” para taxas de juros. Disse, ainda, que “o PIB vem crescendo acima das estimativas, e recordou que o aumento na renda tem resultado em elevado nível de concessão de crédito para compra de automóveis por pessoas físicas”.
Roberto Rodrigues, Ex-Ministro da Agricultura, conduziu a palestra “O Poder do Agronegócio – Impacto no Setor de Veículos”, na qual observou que o mundo vê o Brasil como protagonista em aspectos como segurança alimentar e alternativas energéticas. “A FENABRAVE é o meio de campo do agronegócio do Brasil”, afirmou.
Paulo Cardamone, CEO da Bright Consultoria, apresentou “Tendências da Indústria Automobilística: Impactos nas Concessionárias”, onde abordou a mudança de perfil do consumidor, acompanhada de novas oportunidades de negócios. “Nosso futuro será eclético, não elétrico”, disse, referindo-se à matriz energética do Brasil. O consultor também prevê maior presença de seminovos nos negócios, pela margem oferecida.
Outras grandes palestras formaram o evento, como a de Miguel Gularte (CEO da BRF, que explicou sobre o sucesso das marcas em diferentes canais de vendas), Waldemir Cambiucci (Diretor da Microsoft, que apresentou as oportunidades da Inteligência Artificial, na venda de veículos, deixando claro o caminho por onde começar) e, por fim, a conclusão mais esperada do evento, com o painel “O Papel das Concessionárias na Visão das Montadoras”, mediado por Antonio Maciel Neto, que reuniu executivos de montadoras do segmento de automóveis, Airton Cousseau (Presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil); de caminhões e ônibus, Alcides Cavalcanti (Diretor Executivo da Volvo Trucks Brasil e Importadores Privados AL); de motocicletas, Marcelo Langrafe (Diretor Comercial e CRM Honda South America Ltda. e Moto Honda da Amazônia); e de máquinas agrícolas, Rodrigo Junqueira (Vice Presidente Massey Ferguson & Gerente Geral AGCO América do Sul).
Nas Arenas Talks, com múltiplos conteúdos e formato de curta duração, destacou-se o painel “Encorajando as Mulheres para a Liderança”, moderado pelas professoras Aline Barbosa e Heloísa Menezes.
E houve uma participação, a convite do Presidente da FENABRAVE, Andreta Jr., de Gary Gilchrist, presidente da NADA – National Automobile Dealers Association. Gilchrist apresentou um case de eletrificação norte-americano.
O 32º Congresso & ExpoFenabrave foi organizado pela The Expo & Co., com patrocínio de B3, Banco Honda, C6 Bank, GM Financial, Itaú, Safra Financeira, Santander, Volkswagen Financial Services e Consórcio Yamaha.